Citações

Linus Torvalds e o Sistema Operacional Linux

Linus Benedict Torvalds (Helsínquia, 28 de Dezembro de 1969 - ), é o criador do Sistema Operacional Linux.

Linus Benedict Torvalds é o criador do Sistema Operacional Linux

“O software é como sexo, é melhor quando é livre.”

“Software is like sex; it’s better when it’s free.”
– Em Just for Fun, auto-biografia escrita em conjunto com David Diamond.


 

Linus Benedict Torvalds (Helsínquia, 28 de Dezembro de 1969) é o criador do Linux, núcleo do sistema operacional GNU/Linux.

Linus Torvalds pertence à comunidade dos Finlandssvensk, um estrato da população representando 5,5% dos habitantes da Finlândia, que falam sueco. Estudou na Universidade de Helsinki. Vive atualmente em Santa Clara, na Califórnia, com a sua mulher Tove e suas três filhas. Atualmente trabalha na Open Source Development Labs (OSDL).

 


 

  • “Meu nome é Linus, e eu sou seu deus.”

Em uma bem humorada apresentação na Linux Expo, em Durham, Carolina do Norte.
  • “Dijkstra provavelmente me odeia.”

Fonte: https://netfiles.uiuc.edu/rhasan/linux/
  • “Sério, eu não tenho por meta destruir a Microsoft. Este será um efeito colateral completamente involuntário.”

Fonte: Entrevista ao The New York TimesLinus-Torvalds
  • “Eu pessoalmente simplesmente encorajo as pessoas a mudarem para o KDE. Essa mentalidade “usuários são idiotas e são confundidos pelas opções” do Gnome é uma doença. Se você acha que seus usuários são idiotas, então apenas idiotas vão usá-lo (o programa). Eu não uso o Gnome, pois na busca pela simplicidade ele há muito tempo chegou ao ponto em que simplesmente não faz o que preciso que faça. (…) Por favor, simplesmente diga para as pessoas usarem o KDE. O motivo de não usar o Gnome é que toda outra interface que conheço é poderosa e extensível, onde você pode atribuir funções a diferentes botões do mouse. Tente adivinhar qual não é, por que iria confundir os pobres usuários? Aqui vai uma pista: não é uma interface leve nem rápida. E quando digo isso a alguém, eles geralmente concordam e contam alguma história pessoal de algum recurso que utilizavam mas foi removido por que acharam (os desenvolvedores) que poderia ser fonte de confusão. O mesmo com o diálogo de seleção de arquivo (que foi o tema que originou a discussão). Aparentemente é muito “confuso” permitir que os usuários simplesmente digitem o nome do arquivo (como opção). Então o Gnome te força a usar o diálogo de seleção, sem se importar que seja um milhão de vezes mais demorado.
Numa entrevista concedida em dezembro de 2005.
Fonte: Site da Gnome

Biografia

Linus Benedict Torvalds,Linux - 1Torvalds nasceu em Helsínquia, na Finlândia. Filho, ateu, dos jornalistas Anna e Nils Torvalds, e neto do poeta Ole Torvalds.

Seus pais eram radicais do campus da Universidade de Helsinque, na década de 1960.

Sua família pertence à minoria de língua sueca (5,5 % da população da Finlândia).

Torvalds frequentou a Universidade de Helsinki, entre 1988 e 1996, graduando-se com um mestrado em ciência da computação a partir do grupo de pesquisa NODES.

Sua carreira acadêmica foi interrompida após seu primeiro ano de estudo, quando ele se juntou ao Exército da Finlândia.

No exército ocupa o posto de segundo tenente, com o papel de um oficial de cálculo balístico.

Em 1990, ele retomou seus estudos universitários, e foi exposto a UNIX pela primeira vez, através de um computador DEC MicroVAX que rodava sistema ULTRIX.

LinuxCon_Europe_Linus_Torvalds_03Sua tese de Mestrado em Ciências foi intitulada Linux: um sistema operacional portátil.

Seu interesse por computadores começou com um Commodore VIC-20. Após o VIC-20, ele comprou um Sinclair QL, que ele modificou bastante, especialmente seu sistema operacional.

Ele programou uma linguagem de montagem e um editor de texto para o QL, bem como alguns jogos.

Ele é conhecido por ter escrito um clone do Pac-Man chamado Cool Man.

Em 5 de janeiro de 1991, ele comprou um Intel 80386-IBM PC antes de receber sua cópia MINIX, que por sua vez lhe permitiu começar a trabalhar em Linux.

Em 1983 Richard Stallman criou a Free Software Foundation (GNU project). Em 1986 Marice J. Bach publicou Design of the Unix Operating System.

Em 1988 Linus foi admitido na Universidade de Helsinki. No mesmo ano Andy Tanenbaum traz a público o Sistema Operacional MINIX, um Unix para fins didáticos e que rodava emIBM/PC.

Em 1990 Torvalds começa a aprender C em seus estudos.

No fim dos anos 80 ele tomou contato com os computadores IBM/PC compatíveis e em 1991 comprou um 80386.

Com 21 anos, 5 já de experiência programando (em C), ele tinha contato com o Sistema Unix da Universidade (SunOS, atualmente Solaris) e desejava rodar a versão de Tannenbaum (Minix) no seu recém adquirido 80386.

Entretanto, descontente com os recursos do Minix, especialmente em relação ao emulador de terminal do Minix que ele utilizaria para acessar remotamente o Unix da Universidade, começa a desenvolver o seu próprio emulador de terminal que não rodaria sobre o Minix, mas diretamente no hardware do PC 386.

Este projeto pessoal foi sendo modificado gradualmente e adquirindo características de um Sistema Operacional independente do Minix.

Este é o início do desenvolvimento do núcleo Linux, relatado pelo próprio Linus Torvalds em seu livro Just for fun.

Linus Torvalds - 2002 - Australian Linux conference

Linus Torvalds – 2002 – Australian Linux conference

O núcleo Linux foi inicialmente desenvolvido por Linus Torvalds numa tentativa de criar um sistema operacional similar ao Unix que rodava em processadores Intel 80386.

O projeto foi lançado em 1991 em uma famosa mensagem para a Usenet em que ele divulgou que estava disposto a disponibilizar o código-fonte e contar com a colaboração de outros programadores.

Desde os primeiros dias, ele recebeu ajuda de hackers do Minix, e hoje recebe contribuições de milhares de programadores dos mais diversos locais do mundo.

Em 1997 Linus Torvalds recebeu os prêmios “1997 Nokia Foundation Award’y” e “Lifetime Achievement Award at Uniforum Pictures”.

No mesmo ano finaliza os estudos superiores (1988 – 1997) passou 10 anos como estudante e pesquisador na Universidade de Helsinki, coordenando o desenvolvimento do núcleo do S.O. desde 1992.

Torvalds trabalhou na Transmeta (fabricante de processadores para portáteis) entre 1997 e 2003, e neste ano juntou-se à Open Source Development Labs (OSDL), uma fundação criada para ajudar no desenvolvimento do núcleo Linux, como OSDL fellow. Contribuem para essa fundação várias grandes empresas do ramo da informática, como IBM, Sun, Nokia e outras.

Torvalds possui a marca registrada “Linux” e supervisiona o uso da marca através da organização sem fins lucrativos Linux International.


fontes:     biografia de Linus Torvalds    •    citações de Linus Torvalds


Faça seu comentário. Não é necessário cadastramento, mas o comentário passará por análise primeiro - moderação.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s